figurino e estilo do gambito da rainha

As mensagens de estilo da série “O Gambito da Rainha”

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

A série “O Gambito da Rainha” já bateu recordes de audiência na Netflix. A história é ótima, mas o que me encantou foi o figurino da personagem principal!

A quarentena nos fez questionar excessos, ver mais séries e repensar preconceitos. Para mim aí está um dos acertos dos looks da série, eles descrevem a jornada de crescimento da personagem em um ambiente dominado pelos homens, assim como muitos ambientes atuais.

Além disso, mesmo sendo uma série que se passa entre os anos 50-60, o tom clássico da maior parte das peças fala com a tendencia nostálgica e de busca pelo atemporal. Não a toa, a figurinista Gabriele Binder declarou se inspirar em Audrey Hepburn, Grace Kelly e Jackie Kennedy.

Separei então os looks e as mensagens planejadas para eles, para quem sabe também te inspirar nas horas que você quer se sentir invencível como a Beth Harmon:

A cor e sua simbologia entre o início e fim da série

Logo que chega ao orfanato, Beth usa um vestido verde acinzentado com seu nome bordado. Em uma cena cheia de significados, ele é retirado dele e substituído por um uniforme. Quando ela está no importante torneio de Moscou ela volta a usar a mesma cor.

A figurinista defende que se na chegada ao orfanato a cor tem uma mensagem frágil, no torneio a mesma cor simboliza força e um retorno ao lar.

figurino e estilo da serie gambito da rainha
Fonte: Netflix
O xadrez em muitos momentos

É interessante como o figurino da adolescência mostrava uma Beth deslocada e com visuais antiquados, distoantes das meninas de sua escola. O contato com a moda era basicamente com o manequim, e ela começou a usar xadrez quando começou a jogar, fazendo parte de sua identidade.

figurino o gambito da rainha
Fonte: Netflix

Não dava para ser diferente, afinal, o seriado é sobre a carreira dela jogando xadrez. As vezes ele apareceu de forma óbvia, as vezes só o contraste de branco e preto e outras mais estilizada:

Figurino o gambito da rainha
As inspirações

A inspiração em musas de elegância simples como Audrey Hepburn foi muito acertada. Acredito que os visuais limpos e fortes trouxeram o drama e poder que e personagem pede. (Não vou falar aqui do look branco da última cena para não dar spoiler!)

Beth Harmon e Audrey Hepburn

E se você ainda não assistiu a série, assista! Nem que fosse só pelo figurino já valeria super a pena!

Beijos,

assinatura Aysha Correa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *