A série “O Gambito da Rainha” já bateu recordes de audiência na Netflix. A história é ótima, mas o que me encantou foi o figurino da personagem principal!
A quarentena nos fez questionar excessos, ver mais séries e repensar preconceitos. Para mim aí está um dos acertos dos looks da série, eles descrevem a jornada de crescimento da personagem em um ambiente dominado pelos homens, assim como muitos ambientes atuais.
Além disso, mesmo sendo uma série que se passa entre os anos 50-60, o tom clássico da maior parte das peças fala com a tendencia nostálgica e de busca pelo atemporal. Não a toa, a figurinista Gabriele Binder declarou se inspirar em Audrey Hepburn, Grace Kelly e Jackie Kennedy.
Separei então os looks e as mensagens planejadas para eles, para quem sabe também te inspirar nas horas que você quer se sentir invencível como a Beth Harmon:
A cor e sua simbologia entre o início e fim da série
Logo que chega ao orfanato, Beth usa um vestido verde acinzentado com seu nome bordado. Em uma cena cheia de significados, ele é retirado dele e substituído por um uniforme. Quando ela está no importante torneio de Moscou ela volta a usar a mesma cor.
A figurinista defende que se na chegada ao orfanato a cor tem uma mensagem frágil, no torneio a mesma cor simboliza força e um retorno ao lar.

O xadrez em muitos momentos
É interessante como o figurino da adolescência mostrava uma Beth deslocada e com visuais antiquados, distoantes das meninas de sua escola. O contato com a moda era basicamente com o manequim, e ela começou a usar xadrez quando começou a jogar, fazendo parte de sua identidade.

Não dava para ser diferente, afinal, o seriado é sobre a carreira dela jogando xadrez. As vezes ele apareceu de forma óbvia, as vezes só o contraste de branco e preto e outras mais estilizada:

As inspirações
A inspiração em musas de elegância simples como Audrey Hepburn foi muito acertada. Acredito que os visuais limpos e fortes trouxeram o drama e poder que e personagem pede. (Não vou falar aqui do look branco da última cena para não dar spoiler!)

E se você ainda não assistiu a série, assista! Nem que fosse só pelo figurino já valeria super a pena!
Beijos,
