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Entrevista sobre habilidades de comunicação com Lu Sampaio

A Lu Sampaio foi uma das profissionais incríveis que conheci através da AICI e que eu admiro por sua capacidade de comunicação de forma autêntica e clara! Por isso a convidei para essa série de entrevistas aqui do blog!

Ela é Consultora de Imagem Pessoal e Profissional há 8 anos, professora da Faculdade Santa Marcelina, expert em autoexpressão e comunicação interpessoal e tem um Instagram cheio de boas ideias! Tenho certeza que o que ela compartilhou aqui vai te ajudar muito, independente da fase em que esteja a sua carreira:

Entrevista com Lu Sampaio

1) Lu, me conte um pouco como foi que você começou a se interessar pelas habilidades de comunicação

Aysha, sou apaixonada por comunicação desde que me entendo por gente. Tem uma frase da Madre Teresa de Calcutá que representa bem o que acredito: “A primeira necessidade? Comunicar-se.” Através dessa habilidade, nos conectamos com a gente, com os outros, com o sistema. É uma habilidade essencial para nossa vida pessoal e profissional. Vivemos nos comunicando. Comunicar é vida! O Fórum Econômico Mundial diz que as habilidades de comunicação são fundamentais para o profissional do futuro, uma competência muito necessária para o século XXI. 

No entanto, comunicar-se de forma efetiva (verdadeira), com eficácia (alcançando o efeito desejado) e eficiente (com melhor aproveitamento dos recursos) é um desafio imenso. E esse desafio de como comunicar-se bem sempre esteve na minha mira: o que funciona? O que não? Fui vendo como isso faz diferença para entender e atender os clientes na Consultoria e também no desenvolvimento deles, o que impacta na imagem.

Tem mais. Sou da área de humanas. Antes de ser Consultora, exerci a advocacia durante doze anos. Me formei em mediação de conflitos e desde aquela época me chamava a atenção o fato de muitos conflitos judiciais acontecerem por falta ou falha de comunicação. Como advogada e mediadora, sempre busquei que os clientes chegassem a um acordo, que colaborassem para resolver os conflitos. Acho que toda essa experiência foi um grande laboratório e oportunidade de treino para tais habilidades. Quando comecei na Consultoria, logo percebi que muitas questões que os clientes traziam tinham a comunicação pessoal ou interpessoal como núcleo. Muitos ruídos de imagem acontecem por falta de habilidades de comunicação. Para muitos clientes esta é a questão, a necessidade maior a ser trabalhada.

Cada um vê o mundo do seu jeito- conforme suas experiências, crenças e expectativas- e ainda tem um mar de emoções que entra no jogo. Essas são algumas das dificuldades. É exatamente aí que entra a importância dessas habilidades.  Elas ajudam a ser muito mais certeiro e resoluto. Então, aquilo que era uma paixão, a comunicação humana, cada vez mais foi me interessando, fui estudando e pesquisando sobre, se tornou um propósito e tenho esperança que assim posso contribuir mais com cada cliente e suas relações interpessoais.

2) Na sua opinião o que nós consultoras podemos fazer para melhorar a comunicação com nossos clientes? 

Excelente pergunta! Nós, consultores, como todo profissional que precisa facilitar o desenvolvimento humano, gerar confiança e credibilidade, e que precisa ter bom entendimento do seu cliente, necessitamos ter consciência de quais são essas habilidades e procurar utilizá-las. Quais trazemos naturalmente? Quais precisamos desenvolver mais? Como fazer um bom uso delas para sermos competentes no atendimento de nossos clientes em todas as situações de comunicação? Afinal, queremos conexão e relações de longo prazo com todos eles.

Através das habilidades de comunicação podemos expandir nossa compreensão do mundo, do outro, de nós mesmos e podemos ter interações mais positivas, diálogos mais potentes, relações nutritivas e maior bem-estar. Comunicar conecta! 

Ter autopercepção e uma percepção do outro mais observativa, do que julgamentos; cultivar uma mentalidade flexível e de crescimento; saber ouvir, ter empatia, saber fazer a hermenêutica (interpretação) do outro; ter inteligência emocional e social; ser assertivo, gestionar conflitos ou divergências, são algumas habilidades que fazem toda a diferença na comunicação com os clientes. Além disso, entender os contextos de comunicação e como adaptar a fala para cada um deles é crucial. Precisamos usar recursos diferentes para pessoas e situações diferentes. Precisamos ser como os “MasterChefs” e saber usar os melhores temperos e ingredientes comunicativos, de forma harmonizada, nas situações. Comunicar é uma arte!

Entrevista sobre comunicação e consultoria de imagem com Lu Sampaio

Photo by Andrea Piacquadio from Pexels

3) Muitos consultores deixam de lado o C (comunicação) do ABC da imagem, e colocam mais foco em aparência. Como você vê essa questão?

Acho que trabalhar a aparência é muito importante e traz transformações reais e positivas para os clientes. Para muitos pode ser bastante ou até suficiente. Trabalhar com habilidades de comunicação vai demandar outras formações e mais estudos em áreas como: psicologia, neurociências, relações públicas, jornalismo, sociologia, direito, mediação, formação em coaching.

Contudo, o ‘como eu falo’ aquilo que falo impacta muito na imagem, tanto em aspectos verbais, como não-verbais (comportamentos comunicativos). É preciso ter consciência que a imagem tem essa outra dimensão. Penso ser fundamental, ao menos, os profissionais terem consciência dessa amplitude que faz parte da imagem pessoal e/ou profissional e que não envolve apenas aparência. Ter essa percepção aguçada e consciência contribui para prestarmos um serviço melhor e, aquilo que não queremos, ou não temos conhecimento e/ou competência para trabalhar, devemos indicar profissionais especialistas competentes. Dessa forma, a nossa profissão torna-se cada vez mais valorizada e reconhecida. 

Acho importante lembrar que os especialistas competentes podem ser colegas Consultores de Imagem que se capacitaram para essas outras temáticas, ou, muitas vezes, reconhecer que a questão excede o âmbito da consultoria e é a vez de indicar outros profissionais mais habilitados como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, que estão mais aptos para atendimento de questões terapêuticas. Todos esses comportamentos e atitudes profissionalizam ainda mais nosso mercado, atuação e reputação. 

4) Para finalizar qual é o conselho que você gostaria de ter ouvido quando iniciou sua carreira como Consultora de Imagem?

Cada profissional é único. Nunca esqueça disso: do seu valor!  Então, antes de mais nada, é preciso olhar para dentro, para sua história, para identificar forças e limitações, com objetivo de apropriar-se dessas forças. E, depois, com responsabilidade e cuidado, ver por onde começar. Trabalhar as limitações, no sentido de acolher, mas também de procurar se desenvolver. Acho importante também ouvir pessoas próximas, em quem você confia, para ter uma visão de como você é percebida. Isso traz autoconhecimento e empoderamento.  

Tenha estratégia e organização. Desenhe um planejamento estratégico, com metas de curto, médio e longo prazo. Mas que esse plano seja palpável, possível de ser executado. E movimente-se para colocar esse plano em ação: testando, medindo, avaliando, colhendo feedback, com intuito de ter melhoria contínua.

Tenha uma meta suprema, um propósito, um “big why” que te guia, orienta, tal como uma bússola, para sempre que necessário traçar novos caminhos, adaptar algo, ser resiliente, para ter garra de seguir em frente e não se deixar perder pelo caminho.

Por fim, tenha sempre mentalidade de aprendiz! Nosso mercado conta com muitos cursos valiosos e profissionais supercompetentes. Nossa área tem muitos segmentos. Isso gera em muitas pessoas um senso de escassez contínuo, que muitas vezes impede-as de começar ou as coloca numa posição de seguir a maioria sem direção ou escolhas conscientes. Mas a verdade é que sempre teremos o que aprender. 

Muito obrigada querida Aysha por esse convite e oportunidade, admiro muito seu trabalho! Gostaria de aproveitar e lembrar que eu e Isabel Clara, gestora de marca pessoal e reputação, criamos um Programa de Imersão em Liderança para Consultores de Imagem que objetiva estimular os Consultores de Imagem com conceitos e ferramentas que provocam a reflexão, o desenvolvimento de habilidades e comportamentos de liderança com o objetivo de fortalecer sua atividade e reputação no mercado. Já estamos na segunda edição, que vai acontecer dias 15 e 22 de maio e estamos muito animadas!


Lu Sampaio é Consultora de Imagem Pessoal e Profissional, expert em autoexpressão e comunicação interpessoal. Palestrante e Pesquisadora. Professora da Faculdade Santa Marcelina. Pós-graduada em Styling e em Direito. Pós-graduação em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-estar e Autorrealização em conclusão. Formação em coaching pelo Neuroleadership Institute. Atua como Consultora há mais de 8 anos. Membro da AICI (Associação Internacional dos Consultores de Imagem.

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