Autocuidado não é só skincare e máscara de cabelo!

o que é autocuidado

Pode parecer óbvio, mas autocuidado vai além de rotinas de skincare e outros rituais de beleza. Quem me fez refletir sobre isso foi uma colega do curso que estou fazendo em Harvard e queria dividir aqui com você!

A cada aula precisamos escrever reflexões a respeito dos artigos científicos que estudamos. Recentemente lemos sobre autorregulação, que são os processos que gerenciam nossas emoções e impulsos. O foco do autor era no quanto a autorregulação se parecia com um músculo, que se forçado demais acaba sendo lesionado.

Minha colega de sala escreveu sobre alguns situações que nos colocamos por estarmos cansadas e estressadas que acabam nos gerando problemas. Às vezes nos prejudicamos porque não conseguimos falar “não”. Outras não expressamos nossa opinião por receio de magoar os outros.

Certamente, se essas situações se repetem, vamos nos tornando ainda mais cansadas. E é ai que entra a ideia de autocuidado! Quando zelamos por nossa saúde emocional, estamos exercitado autocuidado.

Em momentos desafiadores como esse da pandemia do COVID-19 precisamos nos cuidar. Acredito que ajudar sim fazer um chazinho (ou capuccino que é mais gostoso), ouvir uma música relaxante, passar creme no cabelo.

Porém, o autocuidado integral pode ser ainda mais efetivo. Não tomar decisões quando você estiver exausta, respeitar seus medos, ligar para pessoas queridas quando você se sentir sozinha. São algumas ações que só você pode fazer por si mesma.

Eu mesma estou em quarentena voluntária e me pego ansiosa sobre o futuro. Por exemplo, como vou fazer com as clientes que estão no meio do processo de consultoria de estilo? Tenho buscado tranquilidade em perfis do insta que falam sobre desenvolvimento pessoal. Estou assistindo aulas de yoga on-line (tomara que eu tome gosto e pratique quando a vida voltar ao normal!).

Enfim, tempos difíceis pedem cuidado. Espero que você dedique tempo para estar bem por dentro e por fora! Vou escrever um pouquinho sobre cuidados nesses próximos dias e adoraria saber o que você planeja fazer para ficar bem nesses próximos dias!

Com carinho,

Aysha

Comments · 6

  1. Aysha, muito interessante seu texto e nos ajuda a refletir….
    Nestes novos tempos com mudanças radicais no nosso padrão de comportamento,novos hábitos,estou buscando me conectar um poco mais comigo mesma,
    aprendendo a meditar e me dedicando mais aos estudos . Também estou conviendo mais com meus filhos e trocando mais idéias com eles. Acredito que tudo isso nos traga muitos aprendizados importantes….. Quando me pego ansiosa com o futuro,paro e tento fazer a respiração diafragmática que aprendi recentemente em um curso de oratória que fiz.

  2. Aysha, que bela contribuição, suas palavras me trouxeram reflexões importantes, gratidão.
    Tenho praticado meditação diariamente e tem me feito muito bem. Estou aprendendo a entender a minha essência como ser humano. Com isso tenho me sentido muito bem e em paz, mesmo em meio a esses dias assustadores. Aproveitando para colocar a leitura em dia e estudando junto com meu filho.
    Bjs,

  3. Boa dia Aysha, meu esposo costuma falar que precisamos dá 3 não par em seguida responder 1 sim, desde que esse sim tenha coerência, ele está muito certo, pois ele tem o autocuidado e por isso é bastante querido por onde passa, pois ser verdadeiro é o seu lema , pois quando não queremos magoar alguém nos magoamos pois não expressamos o nosso sentimento verdadeiro e com isso adoecemos a nossa alma , eu sei bem o que é estar doente da alma, mas o autocuidado hoje ele vai além do sim ou do não , ele vai até o amor por nós mesmos e pelo próximo, essa pandemia tem algo a mais, precisamos refletir o que estamos querendo para nossas vidas, O SER OU O TER? , vamos ter o autocuidado esse é o momento.

Deixe uma resposta

*